Recebemos um e-mail, que decidimos transformar a resposta em matéria para escalrecimento de todos que têm as mesmas dúvidas.
O E-mail dizia o seguinte (resumido):
Com tanta gente passando fome e desempregada por ai querendo oportunidade de emprego e trabalho, porque esta agencia bugalu aqui em belém cobra dinheiro dos modelos e manequins amodores ou profissionais para desfilar?? Esse procedimento é legal é honesto é correto??
A Bugaloo Produções é uma produtora de Eventos conceituada não só em Belém, mas em outras cidades do país, tanto que representa uma das maiores agencias de modelos do Brasil, a Mega Model.
Foi a única agencia no Pará a se preocupar em fazer valer a DRT, documento de registro profissional que valoriza o profissional da moda e conseguiu com isso colocar para desfilar em grandes passarelas da moda nos maiores shoppings da cidade, modelos que antes que não tinham chance alguma em função de suas condições sociais. .
A Bugaloo também é a única agencia no estado a dar o que chamamos de Advanced, que é o adiantamento ao modelo que esta dentro do perfil fashion, para cubrir suas despesas com curso e book, necessarios à sua profissionalização..
Somos ainda a unica agencia que aceita bolsistas a fazer curso profissionalizante, dando inclusive a alguns vale transporte para permitir que frequentem as aulas.
Alem de tudo isso, nossos alunos, mal terminam seus cursos e muitos já estão efetivamente trabalhando no mercado, afora os demais que se interessam em produzir eventos, fotografar, ser djs, para assim ganhar dinheiro de forma honesta e justa.
Quanto a cobrar pra desfilar, isso é constantemente questionado por quem não conhece nosso trabalho e vê de longe, o que é tratado todos os sábados em nossas reuniões abertas e gratuitas, em que todos participam, aprendendo tecnicas, sem despesa alguma, junto aos alunos matriculados e que pagam suas mensalidades.
Não se trata de cobrar pra desfilar, porque Modelos, agenciados ou contratados, ao contrario, recebem.
Eventos nossos, como o Ananindeua Fashion, são realizados para permitir que novatos tenham a possibilidade e experiencia de pisar em passarela profissional com divulgação de TV e Internet, tendo assim a chance de estar entre os profissionais e fazer fotos de qualidade que serão necessarias para seu futuro Registro Profissional junto ao Ministerio do Trabalho, bem como a compor seu portifólio.
Porém New Faces, que são candidatos a modelos ou alunos que estão ainda fazendo cursos, com um valor simbolico cobrem as despesas do evento, de som, luz, locação de espaço e TV, visto que é dificil que empresas patrocinem ou financiem eventos de moda que deem espaço a amadores como sao os New Faces
Alguns conseguem isenção de pagamento das taxas, depois de entrevista pessoal com os pais, que comprovem sua incapacidade de pagar, e em julho próximo, é possível que realizemos Curso de Modelo de Férias gratuito em Mosqueiro pela primeira vez, graças a um acordo que estamos firmando com patrocinadores e órgão governamental.
.
Em qualquer profissão, seja até como manicure ou cabelereiro, os eventos de treinamento de pessoal são cobrados, porque então na moda seria diferente?
O que voce chama de desfile, são eventos criados e organizados por nossa produtora, com o objetivo de permitir a pratica de novatos, evitando assim que seus pais gastem demais com os cursos, sem antes experimentar a passarela, visto que temos quatro pacotes diferentes de treinamento em nossas agencias, e o mais em conta é o Prata, que permite que o New Face, (novato) pague a taxa de 60 reais e participe.
E se preferir, faz a venda de mesas do evento, recebendo assim um kit de material do patrocinador, camisa e certificado, participando de um dia de treinamento e desfile com fotos e imagans pra TV e em nossos sites (portanto lhe é vendido um seviço e não cobrado pra desfilar)
Os demais pacotes, Ouro, Top e Mega, bem mais caros, pagos em parcelas mensais, permitem que o aluno decidido a seguir carreira, faça nossos cursos.
Somos um empresa legal, com CGC e pagando impostos, e como tal, não cabe a terceiros, questionar o que vendemos, porque ninguem é obrigado a comprar os pacotes oferecidos e cabe sim ao governo, cuidar dos "desempregados e com fome" como citou em seu email, que é missão estatal, apesar de que a Bugaloo, em sua responsabilidade social, ajuda como pode, dando bolsas e oportunidades de trabalho a quem busca e tem talento.
Essas respostas para sua pergunta, serão motivo de matéria em nossos sites e blog, permitindo assim que mais pessoas tenham acesso a essas informações, que fazem parte das dúvidas e questionamentos de pretensos concorrentes nossos, e pessoas mal-informadas, que não procuram conhecer de perto o trabalho social da Bugaloo e simplesmente fazem pré-julgamento de nossas ações.
Mas estamos certos de que nosso projeto é pioneiro e vitorioso, único até, não só no estado, tanto que temos recebido pedidos para exportar nossas ideias, levando a outras cidades e estados do pais, num metodo diferente que permite que novatos possam desfilar, sem preconceito de cor ou condiçao social, como é nosso objetivo, que não visa apenas formar modelos, mas principalmente, elevar a auto-estima dos jovens com açoes altruistas que destaquem sua liderança dando-lhes novas oportunidades. tanto que nosso slogam é : SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE!
Veja essa semana em nossos sites, essa matéria publicada e breve uma entrevista minha na TV canal 14 TV Show Variedades, falando sobre isso, ou venha numa das reuniões de sábado na agencia, ouvir e ver de perto nosso trabalho.